terça-feira, 16 de julho de 2013

Como educar nossos bebês? - Parte 1.

Gente, estou super sem tempo para escrever com calma aqui para vocês, mas acabei de ler uma matéria bem bacana e queria compartilhá-la!!
 
É a respeito do fato de nossos pequenos só responderem "não" para tudo. Confesso que Luaninha ainda não chegou nesse ponto, mas sei que o fará em breve!
 
Resumindo a matéria que li, é natural que os bebês digam essa palavra para tudo o que perguntamos. E, para tirarmos essa mania que atrapalha bastante a nossa vida, precisamos usar algumas técnicas.
 
Técnica 1: dar opções para ele: "Você quer ir tomar banho ou prefere assistir mais dois minutos de TV e ir tomar banho depois?"
 
Ainda nessa técnica: "Você quer comer a carninha ou o feijãozinho?"
 
Algumas crianças ficam bem indecisas quando damos opções. Para reduzir esse tempo de escolha, diga que vai contar até dez e ele terá que escolher entre as opções que você deu e, se ele não escolher, ao final da contagem, você escolherá por ele. Certamente ele escolherá rapidinho!.
 
Técnica 2: ensinando outras respostas até em forma de brincadeira: "O que seu cachorrinho responderia se você oferecesse um ossão bem grandão?" A criança provavelmente responderá "Sim!". Aí perguntaremos em seguida: "O que você responderia se eu te oferecesse uma frutinha?" E, continuando a brincadeira, a criança poderá responder "Sim!".
 
Ou outra brincadeira: "Qual é o contrário de 'não'?"
 
Técnica 3: Diga você menos "não". Essa palavra também é dita todo o tempo por nós: "Não mexa aí!", "Não grite!", "Não saia de perto de mim!", etc. Precisamos reduzir essa frequência, pois nossos bebês repetem TUDO o que fazemos, não é verdade? Então, treine e comece a usar frases diferentes, querendo dizer as mesmas coisas. Por exemplo, em vez de dizer "Não mexa aí!", você pode dizer "Tire a mão daí!". Ao invés de dizer "Não grite!", você diz "Fale um pouco mais baixo!". Também pode trocar o "Não saia de perto de mim!" por "Fique perto de mim!".
 
Inclusive, um professor meu de português, certa vez nos falou sobre a palavra "não". Disse que existem estudos que comprovam que o nosso cérebro muitas vezes ignora essa palavra e vai direto para a ordem dada sem a mesma. Ou seja, às vezes, quando ouvimos "Não pegue esse caderno!", nosso cérebro entende "Pegue esse caderno!", ou então, "Não pense na cor amarelo!" e, na mesma hora, pensamos nessa cor. Se esse estudo é verdade, não sei, mas sei que se encaixa direitinho no assunto desta postagem, né?
 
Quem quiser ler a matéria que eu citei acima, clique aqui.
 
Ah! Acabei de ter uma ideia: iniciar uma sequência de postagens chamada "Como educar nossos bebês?". Não sei se conseguirei muitos assuntos relacionados a esse tema, mas procurarei dividir aqui com vocês quando eu ler uma matéria interessante desse tópico ou quando eu achar que algo que eu uso com a Luana está funcionando. Gostaram? Tomara que dê certo!
 
Para finalizar, você já está participando de nosso sorteio??? NÃO???? Não acredito!!!!! Então clique aqui e saiba mais!!
 
Até breve!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Não esqueça de assinar o seu nome, para eu saber quem fez os comentários!! Beijinhos, Lia.