quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Consultinha - manhas, intestino preso e outras dicas.

 Hoje a Luaninha foi à pediatra!
 
 Para mim, é sempre um dia especial!! É que é a chance que tenho de ver se ela está desenvolvendo bem ou não (e sempre está, graças ao Papai do Céu!), saber o peso, medida, aprender coisas novas com a médica... Eu adoro!!
 
 E a minha filhota, desde a última consulta, há um mês, engordou 0,5kg!! Ela está com 8 quilos cravados!
 
 E a altura então? Cresceu 2cm! Está com 64,5cm. A doutora disse que ela vai ser maior que eu, o que não é nenhuma vantagem... rs...
 
 Conversamos muito sobre diversos assuntos relacionados à Luana e a bebês.
 
 Um deles foi a respeito de manhas!!
 
 A Luana sempre dormiu sozinha e nunca me deu trabalho nenhum. O bercinho dela ficava no meu quarto, mas quando a gente ía dormir, ela já estava adormecida, ou seja, pegava no sono sozinha. Na semana passada decidimos que dava para colocá-la no quartinho dela já, pois, além de adormecer sozinha, ela não acordava à noite. Então não teria mais aquela "desculpa" de ser mais cômodo em caso de ela acordar...
 
 Pois bem, a colocamos lá e ela não deu trabalho nenhum!! Uma belezinha!!! Foi assim por 6 dias. No sétimo, ela começou a fazer manha... Mesmo com sono, ela não dormia, ficava conversando, gritando até chorar... Tinha hora que eu achava que ela ía ficar rouca!! Percebia que era manha, porque quando eu chegava lá, ela parava tudo e abria um sorrisão!!! Cheguei a pensar que era fome e até dei mais leite, mudei horários... Nada...
 
 Foram três dias de "luta"... Aí hoje eu comentei com a doutora e ela disse que era para fazer assim: quando ela chorasse, era para eu esperar um minutinho e ir lá, converso com ela, ela vai parar e eu saio; aí ela vai voltar a chorar, eu devo esperar 2 minutinhos, vou lá, converso e saio; ela volta a chorar, eu espero 3 minutos, vou lá... Ou seja, ir aumentando o tempo de "resposta ao choro dela". Não é legal não ir lá nunca, porque ela pode se sentir insegura, achando que não tem ninguém, etc. Mas também não é para voar para o lado dela a cada chorinho. Senão, ela vai achar que é só chorar que a mãe aparece e não vai parar de chorar nunca mais! Ela tem que ter a segurança de que a mãe está cuidando dela, mas não precisa ficar ali do lado o tempo todo. Ah!! E pegar no colo: DE JEITO NENHUM!!! É para ir ao quarto, conversar e sair.
 
 Felizmente, hoje eu não precisei fazer nada disso. Mudamos nossa rotina um pouquinho e, quando chegamos em casa, ela apagou!! Está lá agora, quietinha dormindo...
 
 Outra coisa que comentei com a médica foi que ela está com uma dificuldade para fazer cocô, está tendo que fazer muita força... Ela disse para colocar mais folhas na papinha e também colocar farelo de trigo. Inclusive, pode usar esse farelo de trigo junto com as frutinhas. Tomara que melhore! Ela, branquinha, fica vermelha de tanta força que faz para sair um cocozinho de nada... Que dó! Que dó! Que dóóó!!
 
 Uma coisa que a médica também disse é que já está na hora de começar a estimulá-la a sentar. Perguntei se já é para deixá-la de bruços para engatinhar e ela falou que isso ainda não. A Luana já está quase sentando sozinha, a doutora até me mostrou que a Lu ficou sentada enquanto ela (doutora) estava segurando apenas com um dedo, só para dar apoio. Então, disse que é para deixá-la mais tempo sentada do que deitada agora. Pode ser sentada no colo, sentada no cadeirão de alimentação ou em algum lugar, com almofadas apoiando.
 
 Eu já vinha estimulando um pouquinho (bem pouquinho) no banho. Todo dia, depois que acabo de lavá-la, eu a deixo brincando com os brinquedinhos na água por uns minutinhos. Ela fica sentadinha, quase sem cair.
 
 Agora vou deixá-la mais tempo no cadeirão. É bom que dorme menos e terá mais soninho á noite... rs...
 
 Ah! Eu sempre levo uma listinha! Vou escrevendo as dúvidas conforme vão surgindo. Se deixar para escrever na véspera, não vou lembrar de quase nada... Então já deixo um caderninho próximo e vou escrevendo ali na hora em que a dúvida aparece.
 
 Viram quanta coisa boa e importante a gente aprende nas consultas à pediatra?
 
 Eu adoro!! E você, mamãe? Conte-me como é para você o dia da consulta!!

9 comentários:

  1. Oi Lia que bom que a pequena esta se desenvolvendo bem!! E dormindo sozinha, essa semana comecei a colocar o Rafa no quarto dele, mas eu não consigo dormir com medo, sei lá medo de qquer coisa, ele esta dormindo sozinho no quarto mas qquer espirro que ele dé já estou do lado do berço rsr (acho q qndo eu voltar a trabalhar eu sossego).
    E quanto ao intestino preguiçoso o Rafa também estava assim, o pediatra dele disse que posso colocar milho verde na sopinha, ele disse q a casquinha do milho ajuda, eu percebi que ele esta bem melhor, estou dando 2 vezes por semana para ele não enjoar. E também a ameixa preta que ele gostou muito!! Não sei talvez de certo com vc tmbém!

    E referente a consulta, eu tenho q tomar vergonha na cara e começar a anotar, pq todo mês é a mesma coisa, saio da consulta sem perguntar metade das duvidas que tenho rsrs

    Bjs pra vc e a Luana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, eu devo ser muito tranquila... rs... Depois que me deito, não vou nenhuma vez no quartinho da Lu... rs... Antes de eu dormir, sim, fico indo lá. Mas é claro que qualquer resmunguinho dela, posso estar no sono mais pesado, que eu desperto. Não levanto, não, fico prestando atenção para ver se ela continua ou fica quietinha. Até agora, não precisei ir lá no meio da noite, não, ela resmungou e parou.

      Em relação ao intestino, obrigada!! Adorei as dicas! Vou colocar milho e ameixa na alimentação dela!! A ameixa você dá como? No leite? Eu não gosto de ameixa, então não faço nem ideia de como vou dar pra ela... rs...

      Beijinhos!!!

      Excluir
    2. Lia tmbém não gosto rsrs mas peguei a dica de uma mãe do baby center, em ferver 3 ameixas em 50ml de agua filtrada, qndo esfria dou a aguinha pra ele, e toma q é uma blz...rsr confesso q tomei um pouquinho e não gostei, mas ele toma e tem ajudado rsr e a ameixa depois de cozida eu esmago bem e passo na peneira fica uma pasta, dou como sobremesa!! Já li da mesma mãe que ela faz o leite com essa água fervida, porém não faço isso pq o Rafa não quer saber de leite sem ser o do peito... Apesar q essa semana ele começou na creche e a tia já disse q ele esta tomando sim o leitinho no copinho, mas comigo não quer saber...:-( bjs

      Excluir
    3. Adorei a dica!! Vou comprar ameixa e farei para a Luana como você ensinou!

      A Lu tomava leite no copinho desde 8 dias de vida! Eu dava assim, para ela não largar o peito. Só que ela largou com 3 meses e passei para a mamadeira mesmo.

      E o Rafa não deve tomar no copinho com vc, provavelmente, por causa do cheiro do seu leite. De repente se o seu marido der ele pode tomar.

      Beijinhos!!

      Excluir
  2. Oi Lia!! o dia da consulta pra mim é super especial tbm!! faço listinha mas sempre falta alguma coisa, hihihi Fico bem ansiosa nesse dia.. quero que chegue logo!! tenho consulta so dia 14/11!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então você é igual a mim!!! Mesmo com a listinha, que é feita durante todo o mês, acabo esquecendo alguma coisinha... hihihi A próxima da Luana é final de novembro!! Bjinhos!!

      Excluir
  3. ... ai que invejinha do sono da Luana!! a Manu não chega nem perto disso...!! tenho que embalar.. a noite, na ultima mamada e de madrugada ela dorme mamando.. mas quase sempre, quando vou largar no berço ela acorda (quando tiro o braço).. dai fica um larga e pega até que ela fique.. dou tapinhas no popo, faço shhh antes de pegar mas ela chora bem agitado e acabo cedendo.. por falar nisso ela é super agitada, acho que nem ganhou peso esse mês (fez 6 meses dia 25 e deve estar com 7kg ainda).. fica sempre tentano engatinhar e agora deu pra querer ficar de pé 'rebolando'.. uma graça... hoje vou tentar fazer ela dormir sozinha.. aiai.. quero só ver!! aaah!! me add no face!! bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino que coisinha mais fofa a Manu rebolando!! hehe
      Em relação ao soninho da Lu, é puro treino!! Vai tentando, querida! Não vai ser fácil, mas não desista!!
      Vou te procurar no face, sim!
      Beijinhos!!

      Excluir
    2. Vanessa, qual é o seu face? Coloquei Vanessa Jungblut e veio uma porção!! rs...

      Excluir

Oi! Não esqueça de assinar o seu nome, para eu saber quem fez os comentários!! Beijinhos, Lia.