quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Dicas de viagem - experiência própria!

Oi, leitoras queridas!!
 
Em primeiro lugar, desculpem-me por minha ausência! Eu viajei neste último feriado e foi a maior correria antes da viagem... Por isso fiquei sem tempo de dar sequer um "oi" para vocês... E depois que voltei, passei uns dias me recuperando do cansaço... hehe
 
Nossa viagem foi curtinha, fomos na sexta e voltamos no domingo. Foi apenas para o casamento do meu irmão! E foi lindo!!
 
Enfim... Estou de volta!!! E aproveito para dividir com vocês as experiências que vivenciei na primeira viagem da minha picorrucha.
A viagem "começa" com os preparativos, né? O que levar? E a comidinha, como farei? Onde ela vai dormir? Como vou dar banho? O que posso levar no avião? Muitas e muitas dúvidas vinham à minha cabeça nos dias que antecederam o nosso passeio.
 
Então vamos devagar...
 
Uma dúvida era em relação ao que eu teria direito de levar no avião. Liguei uns dias antes para a empresa aérea, pois uma conhecida minha me falou que eu poderia levar tudo do bebê e que nada seria pesado, que ela teria direito ao que precisasse. Ledo engano... Quando falei com o atendente, levei um susto! O bebê não tem direito a bagagem NENHUMA!!!! A única coisa que podemos levar é OU o carrinho OU o bebê conforto... Gente!! Minha filha não precisa trocar de roupa, não?? E comida?? E fralda?????? Achei um absurdo!!! Que cobrem uma taxa pelo bebê, mas proibir de levar bagagem é demais... Depois que soube disso, reduzi o máximo que pude a bagagenzinha dela. E a minha!!
 
Para dormir, levamos o berço Camping, aquele que desmonta e monta fácil. Na verdade, eu ía pedir para a minha irmã levar, para dividir o peso, mas meu pai acabou indo de carro e levou o berço e o bebê conforto com ele. Mas, se não tivesse nenhuma dessas opções, eu levaria de qualquer jeito, mesmo pagando excesso... Na verdade, depois eu soube que muitos hoteis possuem berço, é só solicitar. Mas quando eu soube disso, meu pai já estava viajando com o bercinho e o bebê conforto. Este último levamos, porque alugamos um carro com um particular e ele não tinha, mas eu acredito que empresas grandes de locação de carro devem ter, sim.
 
O carrinho foi o que mais usamos!! Não despachamos junto com as malas, não. A moça do guichê colocou aquele adesivo, como faz com as malas, mas o carrinho ficou com a gente. Esse bizu pegamos com nosso amigo quando ele estava nos levando ao aeroporto. Ficamos com o carrinho até entrarmos no avião. Aí o deixamos fechadinho naquele túnel para entrar no avião, sabem? E algum funcionário passou lá, pegou e levou para dentro do avião em algum lugar que eu não sei dizer onde é. Quando chegamos em BH (tivemos conexão), pedimos o carrinho e ficamos com ele até o outro embarque. E claro que também o usamos bastante lá em Brasília, para alimentá-la (já que não levamos o cadeirão), para ela dormir quando não estávamos no quarto e para deixá-la quando o braço cansava... Lembrem-se que minha filha é um chumbinho!! rs...
 
Outra dúvida minha era como fazer com o banho? Conheço um casal que dá banho no filhinho no chuveiro, no colo do pai, ele mesmo vai lavando o bebê. Como eu não tenho essa prática, fiquei preocupada com a banheira. Procurei daquelas portáteis, mas são grandes demais. Aí pensei em levar uma daquelas piscininhas, mas a Luana ganhou da minha tia uma banheira inflável, que veio até com a válvula para encher. Eu já até falei sobre ela aqui no blog anteriormente. E foi super prática!!! A única coisa ruim foi que eu tinha que ficar ajoelhada e depois era meio difícil levantar com a minha chumbinho, mas deu tudo certo!
 
Além da banheira, para o banho eu levei um shampoozinho (uso sempre um bem cheiroso, porque o primeiro lugar que as pessoas cheiram nos bebês é a cabecinha! Então eu capricho! Ela tem usado o da Mamãe & Bebê, da Natura). Além disso, levei uma saboneteira com um sabonetinho da J&J, uma toalha, uma fralda toalha (acabei levando uma fralda normal, pois é a mesma coisa e é menor, ocupa menos espaço na mala), tesoura para cortar unha de bebê (para uma emergência... Essas unhinhas crescem muito rápido!), escovinha de cabelo (que acabei nem usando, pois o cabelinho da Luana ainda dá para arrumar com a mão... rs... E estávamos sempre com pressa...), hidratante da J&J, para deixá-la hidratadinha e cheirosinha (mas acabei nem usando...) e usei o trocador que vem na bolsa para colocar na cama na hora de enxugá-la. Bem pouquinha coisa, né? E, como viram, daria até para não levar a escova e o hidratante, pois não usei... Porém, se a viagem tivesse sido mais longa e com menos correria, talvez eu tivesse usado...
 
Em relação à comidinha, foi super simples!! Levei duas papinhas salgadas e uma doce, daquelas pequenininhas da Nestlé. Não levei tudo daqui, para não pesar... As demais eu comprei lá em Brasília mesmo. Ah!! Uns dias antes, dei algumas dessas papinhas para a Luana, para ver se não teríamos problemas, se ela ía gostar, se a quantidade seria suficiente. E deu tudo certo! A salgada, eu dou inteira, aí não precisa nem de pratinho, dou direto do potinho. E não esquento, não! Ela come na temperatura ambiente. A doce, acho demais, aí eu divido. Às vezes em três, às vezes em dois. Coloco a quantidade que ela vai comer num prato, para não contaminar o que ficará no pote com a babinha dela. Assim, precisei de um pratinho e uma colher, para dar as papinhas. Levei uma mamadeira grande, para dar o leitinho, e uma pequena para água. O leite, Aptamil, levei em dois potinhos pequenos, pois a lata é grandona e não precisaria de tudo aquilo. Se faltasse, eu compraria uma lata pequena por lá mesmo, mas foi suficiente e até sobrou! A mamadeira eu fazia com água mineral, das garrafinhas que "peguei" (paguei) no frigobar do hotel. Como podem ver, levei o mínimo possível!! E foi suficiente! Não faltou nada e nada do que levei ficou sem uso. Mentira! Acabei de lembrar de uma coisa que levei e não usei... Aquele negócio para lavar mamadeiras, sabem? Esqueci o nome... Acabei não usando, eu passava bastante água assim que ela terminava de mamar. Mas, no fundo, sei que isso não é ideal, pois a contaminação continua na mamadeira, né? Enfim... Na correria, acabei não usando... Inclusive, nem foi legal, por exemplo, o que aconteceu com a mamadeira pequena de água. Colocamos suquinho, ela bebeu e depois voltamos a água que, claro, ficou com gosto... Tadinha... Da próxima vez, com certeza vou tomar mais cuidado nesse aspecto!
 
Quanto às roupinhas, não levei uma quantidade exagerada e mesmo assim não usei tudo. Porém, com bebês (e acredito que com crianças também), é sempre bom ter roupas de sobra, né? Mesmo que a gente vá para um lugar quente, é bom ter, pelo menos, uma troquinha de roupa de frio. E vice-versa. Como fomos para um casamento, ainda tinha o vestidinho, sapatinho, calcinha para cobrir a fralda, laço de cabeça... Ela ficou uma graça!! Só que estou sem nenhuma foto aqui para mostrar para vocês. Prometo que postarei assim que conseguir uma bem bacana! Tem uma linda dela, mas ela está só de fralda e calcinha, pois no meio da festa começou a sentir muito calor!! hehe
 
Também levei uma manta bem quentinha, que até foi na bagagem de mão. Aliás, a malinha dela, que foi bem compacta, na própria bolsa do dia-a-dia, foi junto com a gente, na mão também. Coloquei na minha mala apenas as coisas que eu tinha certeza que não precisaria, como o figurino da festa, as diversas faixinhas (ela tem uma coleção!), etc. Ah! E a banheira também foi na minha mala.
 
Agora um detalhe super importante, que eu nem me lembrei e acabou atrapalhando... Não levei a certidão de nascimento dela... Eu sei que é super óbvio... Mas pensei em tantas outras coisas, que acabou ficando... O que aconteceu? Não conseguimos embarcar... Não teve conversa... Tivemos que trocar o nosso voo e o meu marido voltou para casa, para pegar o documento. Maior trabalho para o nosso amigo que nos levou ao aeroporto... Ele teve que fazer três viagens... Enfim... Serviu para eu NUNCA MAIS esquecer esse "detalhe"!!! Agora a certidão dela está na minha carteira! Por enquanto estou assim, mas já vou providenciar o RG dela. Pelo que me disseram, basta agendar pela internet e ir fazer lá no Poupa Tempo (para quem é de São Paulo).
 
Uma dica importante, quando for viajar com seu bebê, se for possível, compre uma passagem que vá direto, sem conexões! A nossa ida foi com conexão, ficamos parados em BH 3 horas. Ela dormiu apenas uma e estava chatinha no segundo voo... A nossa volta era para ser com conexão também e eu acabei trocando por um voo direto. Muito melhor!! Se a gente já cansa com essas conexões, imagina o bebê?
 
Para dar tudo certo durante o voo, na hora da decolagem e na hora do pouso, dê uma mamadeira ou uma chupeta para o bebê, para não ter dorzinha de ouvido. É fácil saber o momento exato, pois o nosso ouvido começa a incomodar também. Não era sempre que a Luana queria beber água, mas a gente ficava brincando com ela, entretendo com a mamadeira, até ela chupar um pouquinho que fosse, só para "desentopir" o ouvidinho... Não tivemos problema nenhum com isso!!
 
E é claro, não esqueçam de segurar muito bem o bebê, pois ele vai solto no avião...
 
Nossos três voos foram tranquilos. Luaninha fazia amizade com um monte de gente! hehe Apenas no segundo voo da ida que chegou uma hora que ela estava com muito sono e não conseguia dormir, aí ficou chatinha e chorou um pouquinho. Mas foi só o avião pousar que ela apagou... Estava bem cansada...
 
Outra coisa que levei foram os brinquedinhos. Mas esses eu exagerei!! Na próxima viagem, vou levar bem menos... No caso da Luana, basta um mordedor, uma centopeia de pelúcia que ela adora ficar chupando, um ursinho com guizo dentro e talvez um outro que ela tem em formato de carrapato, pequeno, que faz barulho de plástico quando apertamos. Eu levei alguns outros a mais... hihihi
 
E não esqueçam itens básicos como FRALDAS!!! MUITAS!!! Além de trocador, que, normalmente, vem dentro da bolsa, lenço umedecido, pomadinha para prevenir assaduras, levei também uma pomadinha para picadas de mosquito (e foi útil!), cotonete (uso para limpar a orelhinha e tirar aqueles melecões do nariz! rs... Mas uso com cuidado!), fralda de boca, medidor do leite em pó, liquidozinho para desentupir o nariz, saco plástico para colocar fralda suja, quando a troca acontecer em algum lugar que não tenha um lixo próximo e a máquina fotográfica!!
 
Caramba! A minha ideia era só dar umas dicas basiquinhas e ficou uma postagem grandona!!! Espero que ajude!!

4 comentários:

  1. Nossa, a Luana foi nota dezzz, em sua primeira viagem!!!!
    Lia, quando for fazer o RG, aproveita e faz também o CPF(nos correios)e já coloca na identidade dela. Nós fizemos, e não andamos mais com a certidão, fica muito mais prático.

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas! Estamos planejando uma viagem em familia para ano que vem e vou utilizar bastante essas dicas!!!
    Tem selinho para você lá no meu blog lia!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber que estou ajudando!
      Juro que vou lá buscar meu selinho, querida! É que estou um pouco na correria... Desculpe-me!
      Beijinhos!

      Excluir

Oi! Não esqueça de assinar o seu nome, para eu saber quem fez os comentários!! Beijinhos, Lia.