sexta-feira, 18 de maio de 2012

Hora do banho!!

Ouvi de algumas amigas que os primeiros banhos foram dados ou pelo marido, ou pela mãe... Que elas tinham medo de dar o banho, porque o bebê era muito pequenininho... Ouvia isso e pensava que comigo não seria assim, não! Eu sempre quis dar o primeiro banho na minha filha!!

Lá no hospital, a enfermeira trouxe a banheira no quarto e explicou todo o procedimento do banho. Prestei bastante atenção!!

Chegando em casa, chegou o grande momento!! Minha mãe queria ajudar, mas eu pedi para fazer tudo sozinha. Ela e meu pai ficaram olhando e tirando fotos, mas o banho foi dado por mim!!

Vou contar para vocês como eu tenho feito e tem dado certo!

A preparação é muito importante, porque, depois que o bebê está no colo, tudo fica mais difícil...

Assim, antes de começar, eu fecho a mangueirinha da banheira. Essa mangueirinha é aberta para esvaziar. Já comecei a encher a banheira com a mangueirinha aberta... Resultado: banheira nunca enchia... Por isso esse passo é tão importante. Aí eu ligo o chuveiro e coloco o chuveirinho na banheira para enchê-la. Deixo uns quatro dedos de água apenas. Coloco o termômetro de banheira (presente da titia Lícia!) na água, que deve marcar uns 35 graus, mais ou menos. Se não tiver termômetro, dá para sentir a temperatura com o dorso da mão. Se sentir que está meio quente, tem que esfriar, porque para o bebê estará com certeza! Eles são muito sensíveis... Quando aconteceu de a água estar quente, eu peguei a duchinha higiênica e abri na banheira, pois aquela água é bem gelada... Aí esfriou um pouco e ficou bom.

Ao mesmo tempo, eu ligo o aquecedor e fecho a porta, para aquecer o banheiro.

Algumas coisas já ficam no banheiro:
* shampoo/sabonete líquido,
* hidratante,
* óleo corporal,
* termômetro de banheira,
* perfuminho.

É necessário pegar algumas coisas antes de começar o banho:
* uma fralda limpa,
* uma roupinha,
* uma meia - aqui está frio...,
* lenço umedecido, para o caso de ter um cocozinho e ser necessário limpar bem antes. Lembre-se que o bebê fica na água e não é muito legal sujá-la com restos de cocô...,
* álcool e cotonetes, para limpar o umbigo nos primeiros dias. Depois que o cordão cair, ainda será preciso limpá-lo, pois sangra por uns dois dias.
* escova de cabelo,
* toalha seca - uso uma toalha de bebê e uma toalha-fralda, esta ajuda a secar bem!

Depois que encho a banheira (4 dedos) de água, fecho-a (tenho aquela banheira com suporte e trocador. Aliás, essa banheira foi presente da tia Andressa! Obrigada!!) e estico a toalha no trocador.

Somente nessa hora é que vou buscar a Luana. Coloco-a no trocador, tiro sua roupinha e deixo a fraldinha num primeiro momento. É que é muito comum rolar um xixizinho e nessa hora ela não precisa estar peladinha, porque eu só lavo a cabeça. Enrolo-a na toalha, coloco-a embaixo do meu braço (como os antigos carregavam carteira, sabe? hehe), levanto o trocador e, com minha mão direita, vou jogando água devagarinho na cabeça dela. Lavo o rostinho, molho o cabelo, pego um pouco do shampoo/sabonete líquido. Este fica deitado na parte da banheira para sabonetes, deixo-o aberto e vou virando de pouquinho na minha mão. Se cair mais, tudo bem, não dá pra ser perfeito... rs... Passo o sabonete na cabecinha dela e faço uma espuminha em seu cabelo. Enxaguo a cabecinha, abaixo o trocador e seco bem.

Só depois disso é que eu tiro a fraldinha dela. Se tem cocô, limpo com lenço umedecido. Levanto o trocador novamente, seguro-a pelo bracinho esquerdo, com minha mão esquerda, apoiando sua cabecinha em meu braço. Coloco-a com a bundinha na água e começo a molhá-la com minha mão direita. Pego um pouco do sabonete e vou esfregando em seu corpinho. Coloco o sabonete e enxaguo.
(Detalhe: nessa hora, eu troquei de mão para tirar a foto! Sempre a seguro com a mão esquerda e dou o banho com a mão direita.)

Depois eu a viro de barriga para baixo e a seguro pelo bracinho direito. Nessa hora eu lembro que sempre esqueço de tirar o relógio... O melhor é tirar antes de começar, mas essa é a hora mais crítica, pois o relógio ficaria bem em seu rostinho... Por isso lembro... Molho suas costas e bumbum, passo sabonete e enxaguo.

Aí eu a levanto, abaixo o trocador e rapidamente a enrolo na toalha. Seco-a bem e coloco logo a fraldinha limpa, para evitar "acidentes"... Vira e mexe escapa um xixizinho quando ela está sem fralda... Após colocar a fralda, passo ou o hidratante ou o óleo corporal.

Quando eu precisava limpar seu umbiguinho, essa era a hora. Molhava três cotonetes, e limpava bem o umbiguinho com eles. Depois que o cordãozinho caiu, eu continuava limpando, para tirar o sangue sequinho que ficava ali.

Antes de colocar a roupinha, eu passo um perfume na cabecinha e no corpinho. Depois que coloco a roupa, passo perfume na roupa também para ficar bem cheirosa!! Ah!! Lembre-se que é legal começar a vestir o bebê pelos bracinhos, para proteger o peitinho do frio.

Por fim, passo a escovinha de cabelos e ela fica linda!!!!!!!!!!

(Detalhe: fiquei extremamente inchada depois do parto... Deformada mesmo... Meus pés estavam inchadíssimos... O que me salvou foi a drenagem linfática!! Ainda estou fazendo, mas apenas uma seção de drenagem já fez os meus pés voltarem ao normal!)


Depois do banho, sempre dou o peito. Primeiro, porque normalmente já está na hora. Segundo, para acalmá-la, pois ela fica chorando muito de frio, mesmo com o aquecedor ligado...

Um comentário:

  1. Mãe!! Pq você me trouxe pra esse frio de Campinas??? hihi!
    Adorei a sessão banho! hihi!
    Acho que eu vou ficar com medo de "quebrar"! hihi!
    Mas vou tentar, assim como vc!

    bjo mana

    ResponderExcluir

Oi! Não esqueça de assinar o seu nome, para eu saber quem fez os comentários!! Beijinhos, Lia.