sábado, 8 de setembro de 2012

Dormir de barriga para cima sempre!!

 Antes de começar o assunto da postagem de hoje, quero informá-las que o bebê de uma amiga também teve aquele probleminha nos olhinhos, que escrevi ontem e que a pediatra mandou fazer exatamente aquela "massagem no canto interno do olhinho várias vezes ao dia... Essa massagem tem que ser com uma leve pressão e circular, sempre com as mãos limpas". Essas foram as palavras da minha amiga. Segundo a pediatra dela, isso acontece por causa de um entupimento do canal lacrimal. E, no caso do filhinho dela, melhorou em um mês!! Ótimo saber isso, né? Obrigada pela informação, Carol!!!
 
 Hoje eu quero dividir uma informação muito importante com vocês!!!
 
 Comprei um livro pouco antes de a Luana nascer. O nome do livro é "A vida do bebê". É muito famoso!
 Esse livro começa com informações dia-a-dia, depois passa para semana-a-semana e mês-a-mês, vai até o segundo ano de vida do bebê. Com ele você pode acompanhar o desenvolvimento do seu filhote, descobrir o que poderá acontecer no próximo mês, comparar se seu filho está de acordo com a média... Enfim, é ótimo! Além disso, tem uma lista de doenças que a criança pode ter, como evitá-las, o que devemos fazer, se devemos procurar socorro com urgência... Muitas coisas!
 
 Eu li nesse livro, no terceiro mês, que uma das provas de evolução motora é quando o bebê controla a cabeça, mantendo-a levantada, quando o deixamos de bruços, com a barriguinha para baixo. Num outro site, li que era importante deixar o bebê assim uns minutos para fortificar os bracinhos. O livro não mandou deixar nessa posição, apenas está escrito que nessa fase o bebê já levanta a cabecinha se deixado de bruços. Porém, como eu li num desses sites de bebê que era importante, fiquei na dúvida e perguntei para a Fabi. Ela disse que não precisa deixar nessa posição para aumentar a força muscular. Por si só ela vai aumentando esse tônus e fazendo tudo sozinha.
 
 Porém, uma informação SUPER IMPORTANTE que a Fabi me falou quando me respondeu sobre essa história foi a respeito da posição para deixá-la dormindo. Ela escreveu exatamente isso: "o mais importante é SEMPRE DEIXÁ-LA DORMIR DE BARRIGA PARA CIMA, nunca de lado e muito menos de bruços."
 
 Gente, é sério, muita gente vai falar para você deixar o bebê de lado, pois durante muitos anos os pediatras acreditavam que essa posição reduzia as chances de o bebê engasgar com o próprio vômito. Mas uma campanha recente da Pastoral da Criança diz que a posição com a barriga para cima reduz em 70% o risco de morte súbita no bebê. É bem verdade que ele pode engasgar com uma regurgitação, mas a criança tem o reflexo da tosse, o que chamará a atenção dos pais, além do reflexo de virar o rostinho, que eu vi minha filha fazendo várias vezes. No caso de deixá-lo de lado, poderá correr o risco de inalar um ar rico em gás carbônico, já que o rostinho fica muito próximo ao colchão, e morrer em silêncio.
  Lembrando que a Sociedade Brasileira de Pediatria apoia essa campanha da Pastoral da Criança.
 
 Assim, não esqueça do que está escrito na roupinha deste bebê:
 "Este lado para cima" e "Dormir de barriga para cima é mais seguro."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Não esqueça de assinar o seu nome, para eu saber quem fez os comentários!! Beijinhos, Lia.