quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Jantinha, ou melhor, rotininha da Luana.

 Prometi para a Vanessa, mãe da Manu, que faria um post sobre jantinhas e acabei publicando um outro antes. Desculpe-me, querida!!
 
 Vamos a ele então...
 
 Vou aproveitar para falar da rotininha toda da Luana. Tenho certeza que rotina é tudo de bom tanto para o bebê, quanto para a família.
 
 Todo dia, acordo a Luana às 7:30, sim, ela ainda está dormindo a essa hora. Enrolo-a numa mantinha e a levo para a casa dos meus pais, que fica a menos de 5 minutos da minha casa. Não dou mamadeira em casa, para não precisar acordá-la mais cedo. Deixo-a lá para eu ir para o cursinho. Assim que a Luana chega, minha mãe prepara uma mamadeira de 210 ml de água e 7 medidas do leite Aptamil 2 (ela já passou de 6 meses). Depois que mama, minha mãe a coloca no berço e ela dorme. Tem dia que dorme mais, tem dia que dorme menos. Nos dias que eu não tenho aula, fico em casa com ela, aí, depois que ela mama, dorme até a hora do almoço. Quando está na casa dos avós, minha mãe dá uma frutinha no meio da manhã.
 
 O almoço é dado por volta de meio dia. Nesse horário eu já voltei da aula. Faço sempre uma quantidade de papinha para uns 4 dias e congelo em potinhos, já na porção certinha. Comecei a medir naquele potinho de papinha da Nestlé, sabe? Dá a quantidade direitinho!! No almoço, sempre coloco um caldinho de feijão e às vezes também coloco um terço de uma gema cozida. A médica liberou a gema do ovo na última consulta. Depois do almoço, a Luana come a sobremesa que é ou um terço de papinha doce da Nestlé, ou suquinho de uma laranja, ou uma frutinha. A médica disse para não dar Danoninho, iogurtes, Ades, nada disso ainda.
 
 Ah!! Sempre dou água para ela. Normalmente, aceita melhor depois das frutinhas e refeições. Mas, em dias quentes, ela bebe a qualquer hora!
 
 Depois do almoço, voltamos para casa e ela dorme rapidinho. Antes, eu a colocava para dormir no bercinho (aqueles que desmontam fácil, que são chamados de Berço Campping) que fica na sala, onde eu fico estudando. Ela dormia, sem problemas, mas comecei a colocá-la no quartinho dela mesmo, com a janela meio aberta (para diferenciar bem o dia da noite), para não acordar com qualquer barulho que eu viesse a fazer. Às vezes eu quero imprimir alguma coisa e ela sempre assusta com o som da impressora. Engraçado, porque existem alguns sons que ela assusta e outros que  nem liga. Outro dia, ela estava dormindo, eu liguei o liquidificador para fazer a papinha e ela nem se abalou...
 
 Ela dorme à tarde, mais ou menos das 14h até as 16h. Quando acorda, eu dou ou uma bananinha amassadinha, ou um terço da papinha doce, ou uma mamadeirinha com 150ml de água e 5 medidas do leite. Na verdade, tenho evitado dar o leite nesse horário, pois meu marido estava achando que estávamos dando muita comida para ela. Então reduzi a quantidade de papinha (que era bem mais do que a medida que eu falei acima) e também diminuí a quantidade de mamadeiras.
 
 Para dar essa bananinha, a coloco no cadeirão (ela ganhou um daquele modelo que coloquei uma foto no post Descobrindo e aprendendo). E depois que acaba, deixo-a ali e coloco a cadeira de frente para a TV, no canal da Cultura, que tem uma programação ótima para crianças, principalmente bebezinhos. Ela se diverte! Fica conversando, cantando, balançando as perninhas, os bracinhos, gritando! A médica, na última consulta, mandou deixá-la mais tempo sentada para estimulá-la a sentar sozinha. Depois que comecei a fazer isso, ela não levou mais que quatro dias para sentar sozinha!! Fofa!
 
 Por volta das 18h, eu dou a jantinha. Ela come a mesma papinha que dou no almoço, inclusive, é a mesma quantidade, só não coloco caldinho de feijão, nem a geminha do ovo. Não esquecendo nunca da água!
 
 Tem dia que dou uma sobremesa levinha para ela, tem dia que não.
 
 Depois que ela janta, a coloco no bercinho da sala e ela fica ali brincando, falando... Enquanto isso, eu lancho.
 
 Mais ou menos umas 19h, sei que está na hora de dar um banhinho nela, pois começa a gritar. Normalmente isso acontece, porque está com cocô, mas nem sempre. Hoje, por exemplo, não estava. Pode ser também, porque fica com sono e fica irritada com o som da TV, a luz da sala... Não sei explicar muito bem. Vai saber se não está pedindo o banho? hehe
 
 Após o banho, coloco-a para dormir no quartinho dela. Quando percebo que ela está super cansada, a deixo lá só com um brinquedinho. Quando vejo que está mais acordadinha, eu ligo um DVD com a Galinha Pintadinha ou com a Xuxa só para Baixinhos e ela logo acalma e dorme. Hoje precisei ligar o DVD. Ela estava bem agitada! Gritou para caramba, mas eu chegava lá no quarto e via que ela estava tentando dormir, com o olhinho fechado, dedinho na boca, brinquedinho no rosto... Em nenhuma das vezes que fui lá, falei com ela. Via que estava tudo bem e voltava para a sala. Até que ficou silêncio e ela dormiu. Aí eu desliguei o DVD. E ela está lá agora, dormindo bem tranquila.
 
 Normalmente, entre 20h e 21h, ela acorda meio choramingando. Acendo a luz do abajur, para não despertá-la e dou uma mamadeira com 210 ml de água, 7 medidas do leite e 10 gotinhas do ferro. Não sei se vocês lembram que escrevi sobre esse ferro, que mancha roupa... Pois é, descobri que é muito mais fácil colocá-lo numa mamadeira. Ele dilui no leite e não mancha mais nada! Algumas vezes eu coloquei na banana amassadinha, mas fez mais sujeira do que no leite. Então agora sempre faço assim. Se ela deixa um restinho do leite, não me estresso, sei que a maior parte do remédio já foi tomada. E, na verdade, ela sempre toma a mamadeira inteira ou, quando deixa, nunca é muito... rs...
 
 Depois dessa última mamadeira, eu troco a fraldinha dela pela última vez, coloco-a na cama, leio uma historinha (com a luz do abajur mesmo), rezo com ela e saio do quarto. Encosto a porta e lá ela fica. De vez em quando choraminga, ou conversa, ou grita... Aí ou eu ou meu marido vamos lá para ver se está tudo bem. Se está, nem falo com ela, parece que ela sente quando eu chego no quarto, pois, sem me ver, ela acalma... rs... Se ela chora forte, aí, sim, vou e converso. Nunca a pego no colo! A não ser que ela tenha assustado com alguma coisa ou com algum sonho e chore desesperadamente... Aí a pego para acalmá-la... Mas, normalmente, não é nada difícil colocá-la para dormir.
 
 Nessa segunda e última vez que a coloco para dormir já é mais ou menos umas 21:30. Ela dorme a noite inteira e só acorda no dia seguinte, quando vou pegá-la para levar na minha mãe.
 
 Lembro de uma amiga falando que depois que acertou a rotininha do filho, tudo ficou mais fácil!!
 
 Com a rotina do bebê, nós mamães passamos a ter hora para arrumarmos a casa, estudarmos, lermos, cuidarmos de nós mesmas, dentre muitas outras coisas.
 
 É lógico que às vezes eu saio com a Luana, mas, normalmente, quando tenho alguma coisa para fazer na rua, deixo-a com a minha mãe, pois assim consigo fazer mais rapidinho e ela não sofre com calor ou com sono. Porém, se eu não estivesse morando perto dos meus pais, não deixaria de resolver as coisas, a levaria comigo e sei que ela acabaria se acostumando.
 
 Enfim, espero ter ajudado as mamães! Vanessa, minha dívida está paga agora? hihihi

8 comentários:

  1. Que legal Lia, mto bom criar rotinas para o bebê!! O Rafa estava com uma parecida, mas agora na adaptação da creche nos enrolamos todos rsr mas logo será criada uma outra pois na creche tmbém eles tem seus horários certinhos... nos enrolamos pois a cada 3 dias ele aumenta 1 hora lá, essa semana por exemplo ele começou a almoçar lá, e daqui a pouco começa a tomar banho e assim vai indo...

    Ah depois passa lá no blog q deixei 2 selinhos pra vc!!! bjão pra vc e a Lua S2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas é por um bom motivo que bagunçou a rotininha! Em breve tudo se acertará de novo!!
      Já vi o seu blog e os selinhos e achei muito fofo!! Obrigada!!
      Beijinhos!!

      Excluir
  2. Lia!! Só hoje consegui chegar no seu blog! e já cheguei pra festa! hahaha Feliz aniversário!! A rotina da Manu é bem diferente, já que ela vai para a escolinha! Sim, já é mocinha! hahaha.. Ela sempre nos acorda.. tem dia que as 6h, outros às 6:30.. não sei mais o que é dormir até tarde! ela acorda hiper faceira! cheia de gracinhas! Levamos ela para a escolinha as 7:30. Sei que ela dorme por vota de 8hrs.. come papinha de frutas as 9 e almoço as 11h.. às 13h vou dar mama, pois é a hora da mamadeira e ela ainda não pegou. Não sei os horarios dos soninhos neste intervalo de tempo. Como papinha de fruta as 15hrs de novo.. daí ela dorme das 15:30 até as 16:30..17hrs, quando eu a busco. A partir daí é mama de duas em duas hrs. Pelas 19hrs passeamos de carrinho pela cidade e ela dorme de novo. Adora passear! Dou banho pelas 20hrs, as vezes 21hrs e logo ela dorme. Normalmente ela acorda pela meia noite e depois pelas 4 ou 5 hrs. Ela tem tomado bastante água e chazinho. tem feito muito calor aqui. Sabe que este findi dei chá de maracujá (li numa revista de bebe que era calmante e sonífero). Meninaaaa ela nao dormiu nada! nem acordava de hora em hora, foi de meia em meia hora mesmo!! to um caco!! Suco ela não gosta muito não.. e as papinhas da nestlê ainda nao tentei. A Luana já tem dentinho? os da Manu tão apontando faz tempo, mas sair pra fora que é bom, nada!! bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Teve bolinho ontem, sim!! hehe Mas o meu maior presente foi a minha bonequinha!!
      A Luana ainda não tem dentinhos, não. Tem hora que ela fica cossando bastante, mas a médica disse que ainda não vão sair, não. Ela disse que tem criança com um aninho ainda sem dentinhos.
      Em relação à rotina, o importante é ter uma, né? Cada um faz a que melhor se adapta!
      Mas eu respondi sua pergunta em relação à jantinha?
      Beijinhos!

      Excluir
  3. Nossa Lia cade voce? você sumiu!!! Esta tudo bem?? Espero que sim!Viu tem selinho para você lá no meu blog viu?? vai lá pegar!! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida!! Está tudo bem, sim!! Desculpe-me pela ausência... Eu viajei e nem deu tempo de avisar... rs... Contei tudo no meu post de hoje! Beijinhos!!! E vou lá buscar o meu selinho!! Obrigada!!

      Excluir
  4. Oi Lia! Estou lendo seu blog por que tenho uma princesa de 6 meses, adorei sua rotina nesse período, bem parecida com a da Manu, só uma coisinha, ainda está dando o ferro para ela? Não dê com leite, o leite tira a propriedade dele.
    Bjokas
    Tati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ixi! Só dei com leite! Rs... Mas agora a pediatra já tirou. Ainda bem q deu certo. Bjos!!!!

      Excluir

Oi! Não esqueça de assinar o seu nome, para eu saber quem fez os comentários!! Beijinhos, Lia.