sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Papinhas!!

Oi, gente!! Já contei que a médica liberou papinha salgada para a Luana, né? E, como uma boa gordinha, ela adorou!!! hehe
 
A primeira que ela comeu foi de improviso. Peguei uma batata assada, amassei e coloquei caldinho de feijão. Ficou bem molinha e fácil de comer.

Parece que gostou, né? Mas é claro que ela não comeu aquele tantão, a mamãe aqui errou feio na quantidade... Acabou que eu e o meu pai comemos o que sobrou... hehe
 
No dia seguinte, preparei uma em casa. Peguei duas cenouras pequenas, uma abobrinha média mais para pequena, duas batatas pequenas, duas folhas de alface, um pouquinho de agrião e três bifes de miolo de patinho. Coloquei tudo isso numa panela de pressão, deixei uns minutinhos, não me lembro exatamente quantos. Depois bati tudo numa centrífuga. Não deixei ficar homogêneo, mas na próxima vez eu vou bater mais, para ficar mais fácil para ela comer. Separei em porções, coloquei em potes pequenininhos e coloquei no congelador. Essa medida deu 9 potinhos.
 
Todo dia à noite, tiro um pote do congelador, deixo na geladeira para o almoço do dia seguinte. Pouco antes do almoço, coloco a papinha numa panelinha e deixo esquentar e amolecer. É o suficiente para ela amar!!
 
Quando vou almoçar na casa dos meus pais (quase todo dia... rs...) coloco caldinho de feijão na hora que vou dar para ela. Fica bem mais fácil para comer, bem molinho. Do jeito que eu deixei, ela tinha dificuldade. "Mamãe, é minha primeira papinha!! Tem que ser bem sopinha!!" rs... Quanto mais molinho, melhor ela aceita.
 
Primeiro achei que ela não tivesse gostado, mas reparei que a banana amassadinha, que é bem molinha, ela comia super bem, então resolvi amolecer mais a papinha e aí foi! Ela come tudo!!!
 
A quantidade que deixei em cada pote é mais ou menos uma colher de sopa bem cheia. Dá um fundinho de um pratinho de neném. Mas, como minha filha é boa de boca, na próxima já vou deixar um pouco mais!
 
Ah! Não coloquei tempero nenhum! Nem sal, nem cebola, nem alho, muito menos aqueles prontos! Aliás, esses prontos não vou colocar de jeito nenhum! Os demais, aos poucos vou colocando um pouquinho. Tomando sempre cuidado com o sal! A gente não pode esquecer que eles são seres muito pequenininhos!! Qualquer quantidade de sal já é muito para eles!
 
Uma amiga minha, a Carol, me passou uma dica que adorei a respeito das papinhas!! Sem saber, eu fiz exatamente o que ela falou, pois essa dica ela me deu depois que eu já tinha preparado a primeira papinha da Luana.
 
Ela disse que a pediatra do filho dela falou para colocar um de cada da lista abaixo:
* legume vermelho: cenoura beterraba ou abóbora.
* legume verde: chuchu ou abobrinha.
* legume branco: batata, mandioca ou inhame.
* carne: peito de frango ou músculo.
* folha verde: chicória, couve, brócolis, alface ou agrião.
* caldo de feijão.
* macarrão cabelo de anjo ou arroz.
 
Ela mandou ir acrescentando aos poucos, mas eu já fiz logo com tudo, menos com o arroz ou macarrão. Bom, com a Luana deu certo!
 
Ah!! Uma dica importantíssima!!! Acostume seu bebê a comer sentadinho no cadeirão ou no carrinho. E procurem alimentá-lo no mesmo lugar onde vocês comem. Ou seja, se comem na cozinha, é bom dar a papinha na cozinha também, para a criança entender que ali é que é o lugar certo para comer. Se ele acostumar a comer em qualquer lugar, depois vocês terão problemas para fazê-lo comer sentado, terão que ficar correndo atrás da criança para conseguirem dar a comida. Ninguém quer isso, né?


6 comentários:

  1. Oiii!! Adorei o blog e a matéria!! Sua filha é linda!!!!

    Vanessa Jungblut - Venâncio Aires - RS

    ResponderExcluir
  2. Oi lia!
    Hum, que maravilha que a pequena ja esta comendo papinha!
    Uma dica, minha ped falou para fazer a sopinha em panela normal e n usar a de pressao pois os nutrientes com a pressao sao perdidos!
    Em media, a depender da quantidade, gasto 20min para cozinhar e ficar bem molinho...
    Bom apetite para a pequena luana
    Bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela dica, Andrea! Amanhã já vou fazer uma papinha para ela na panela, sem pressão!!
      Beijinhos!!

      Excluir
  3. Oi Lia, vi seu link no baby center gostei do post. Meu bb completou 6 meses 6ª feira e tmbém começou esta semana com a papinha salgada, e graças a Deus tmbém não deu trab algum para comer, na verdade dá trab pra parar rsrs...
    tmbém tenho um blog se qser nos visitar, será mto bem vinda!!
    http://historiadeumamae.blogspot.com.br/
    bjs pra vc e a pequena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já me tornei sua seguidora!! Seu blog já está nos meus favoritos!!
      Parabéns pelo seu bebê!! É muito fofo!!!
      Beijinhos!!

      Excluir

Oi! Não esqueça de assinar o seu nome, para eu saber quem fez os comentários!! Beijinhos, Lia.