terça-feira, 22 de outubro de 2013

Mais dicas para futuras mamães!!

Ontem, me pediram umas dicas sobre o que é importante comprar para receber um bebê e o que é bobagem...
 
Me empolguei e escrevi um super texto cheio de dicas. Algumas eu já até postei aqui no blog, mas não tem problema repetir.
 
Sendo assim, segue o que eu escrevi...
 
Lista de coisas que valem a pena comprar e algumas dicas:
** Trocador para colocar numa cômoda: pode ser simples! Procure achar um que dê para tirar a fronha para lavar.
** Para limpar o bumbum do bebê:
  • Toalha umedecida: gosto da J&J, mas são muito caras. Outras boas marcas são Pompom (Protek Baby - metade do preço e é ótima!), Pampers (mais ou menos o mesmo preço da J&J), a do mercado 'O Dia' é boa também e super barata (mais ou menos 4,50), mas acho um pouco úmida demais. Eu só compro quando está abaixo de 8 reais um pacote com 50, 56... Mais que isso, eu não compro.
  • Lenço umedecido: eu, particularmente, não gosto, acho finos demais.
  • Algodão com água morna: não gosto muito do algodão, porque, se não molhar bem, ele começa a soltar... Mas tem a opção de usar gases ou o papel toalha que vira toalha umedecida quando é molhado. Conhecem? É ótimo até para limpar a boca do bebê após uma refeição, pois não tem cheirinho de toalha umedecida. O problema da água morna é que não é prático... Eu cheguei a colocar uma garrafa térmica na cômoda, pra não precisar esquentar água toda vez, mas a garrafa não segurava muito tempo e a água gelava.
  • Existem os produtos de limpeza que são mais práticos que a água morna: tem da J&J, da Natura, etc.
** Produtos que são legais de ter: hidratante, protetor solar, repelente (mas este só pode usar a partir de uma determinada idade – ver com pediatra. E eu nem uso sempre, só quando vou a um churrasco num sítio ou em algum lugar que eu sei que tem mosquito), tudo isso próprios para bebês. Também é bom ter um soro fisiológico, para limpar um machucadinho, ou um olhinho que acordou com mais remelinha ou para pingar no narizinho quando estiver meio gripadinho. Perfuminho é gostoso de sentir, mas dá para ficar sem, não é urgente. Um que eu uso na Luana e faz sucesso é o da Mamãe&Bebê da Natura.

** Uma pomada que eu indico muito chama-se Reparil, para passar em pancadinhas, não deixa ficar vermelho, nem roxo, nem deixa formar galo. Outra que eu também gosto é uma que chama-se Andantol, que passo em picada de pernilongo, essa serve até para adultos, porque alivia a coceira na hora!

** Para assadura, adoro a Bepantol! Mas é para prevenir. Quando estiver com assadura, aí tem que ser uma de tratamento. Eu uso das genéricas mesmo e a que eu mais gosto é da EMS. As de marca eu não conheço, porque são extremamente caras e eu nunca comprei.

** Tesoura com a ponta arredondada para cortar as unhas.

** Escovinha de cabelo (para os primeiros meses, quando o cabelinho é bem fininho e pouquinho) e pente (para quando começa a crescer e engrossar o cabelinho).

** Termômetro para medir a temperatura do bebê. É importante para uma emergência. Nem sei se tem um específico para bebês. Uso na Luana um normal, mas confesso que é difícil deixá-la parada com o bracinho segurando o termômetro.

** Termômetro para medir a temperatura da água da banheira. Usei bastante no início, mas depois a gente acostuma com a temperatura. Às vezes eu erro e a Luana fica vermelhinha, tadinha... Mas, normalmente ela reclama e eu vejo que a água não está boa.

 
** Banheira com o trocador e pé é ótimo!! O pé é bom para você conseguir dar banho em pé, numa posição agradável para você. O trocador é bom, porque já faz tudo ali mesmo, não precisa sair com o bebê molhado até o quarto.

 
** Para lavar o bebê: no início, o melhor é ter sabão líquido para cabelo e corpo. É mais prático! Como uma mão fica segurando o bebê, temos que fazer tudo com uma única mão. Assim, os melhores são aqueles que a gente consiga abrir a tampa com uma mão só e virar na mão, ou aqueles que basta apertar em cima para sair na mão. Se tiver que rosquear a tampa ou apertar o pote, não indico. Depois que o bebê sentar sozinho, você não precisa mais ficar com uma mão segurando o tempo todo e aí já dá para usar outros produtos, até mesmo o sabão em barra. Só comecei a usar o shampoo quando o cabelinho começou a engrossar, mas, até hoje, de vez em quando, ainda uso o sabonete líquido para cabelos e corpo.

 
** Existem umas telas para usar na banheira, que não deixam o bebê afundar. Cheguei a procurar para comprar, mas não encontrei. Acho que devem ser práticas. Mas, mesmo com elas, não devemos deixar de prestar atenção neles, para que não aconteça nenhum acidente.

 
** Para secar o bebê: tenho sempre uma toalha normal, que uso para cobrir o trocador, e uma toalha fralda, que uso para secá-la. São ótimas e secam melhor. Além de serem baratinhas!

 
** Quando estou enchendo a banheira, já preparo o local, levando fralda, toalha umedecida (para o caso de o bebê estar com a fralda suja ou para limpar o joelho, os pés e as mãos antes de colocá-lo na água), roupas, pomadas. Ou seja, tudo o que usarei ali na hora do banho e não ficam constantemente no banheiro (sabonete, shampoo, termômetro, toalhas já ficam sempre lá). Se é dia de cortar a unha, já levo a tesourinha também. O melhor horário para cortá-las é após o banho, pois elas ficam molinhas.

 
** Quando o bebê ainda é pequenininho e não tem reflexo para se levantar, não indico usar nada no berço. NADA MESMO! Nem protetor de berço, nem travesseiro, nem ursinhos, no máximo um cobertorzinho, mas não deixar perto do rosto, para não sufocá-lo. Se puder, o melhor é ligar um aquecedor no quarto. Depois que o bebê começa a ter reflexo para se levantar caso esteja sufocando, aí já dá pra colocar mais coisas.

 
** Quando o bebê é pequenininho, é importante colocar algo embaixo do colchão (eu coloquei um edredom pequeninho, mas pode ser um travesseiro), para que ele fique um pouco inclinado. Não me lembro exatamente a explicação (os pediatras explicam melhor), mas tem a ver com o fato de os bebês golfarem e não afogarem, por estarem mais inclinados, com a cabecinha mais alta que o corpo.

 
** SEMPRE deixe o bebê de barriga pra CIMA!!!! Essa é a indicação dos pediatras hoje em dia. Nada de deixá-los de bruços, nem de lado. Mas o mais grave é de bruços. Até de lado, se ele ainda não tiver reflexos, pode respirar o golfo e morrer asfixiado.

 
** Aquecedor é muito bom ter!! Em dias frios, é bom usar na hora do banho e no quarto. No caso da Luana, uso até hoje, porque ela não gosta de ficar coberta.

 
** Abajur no quarto do bebê é bom para usar em momentos que não queremos acordá-los com luz forte, por exemplo, quando vamos dar de mamar à noite ou quando vamos trocá-los. Existem aqueles de tomada, que são só um bichinho (borboletinha, sapinho...). Estes iluminam bem também.

 
** Mosquiteiro no berço eu usei só enquanto a Luana não “fazia artes”. A primeira vez que eu a vi puxando o mosquiteiro, tirei. Ela podia puxar e ficar toda enrolada... Aconteceu isso com um sobrinho meu, por sorte a minha cunhada viu a tempo. O mesmo cuidado tem que ter com cortinas próximas ao berço.

** Lixinho no quarto: não indico! Mesmo que só tenha uma fralda só com xixi dá cheiro no quarto todo.

 
** Bolsa com trocador é muito prática para usar para sair. Outra coisa que é ótima para passeios é um pote que tem umas três divisórias, para colocar o leite já na medida certa. Antes de ter um desses, a gente tinha que ficar contando as colheradas no meio do shopping, no meio de uma festa... Não é problema nenhum, mas o pote é muito prático e baratinho!

 
** Aconselho que as roupas do bebê e as fraldas estejam próximas ao trocador, para que a pessoa não precise sair de perto do bebê para buscar algo e correr o risco de o bebê rolar e cair. Eles são rápidos! E quanto mais crescidinhos, mais rápidos e curiosos!

 
** Chupeta é ótimo!! Os pediatras não indicam, muita gente é contra, mas é um ótimo calmante!! Luana chupou até três meses, mas largou e ficou com o dedo... O dedo é ruim, porque é mais difícil de tirar... Estou na luta para trocar o delicioso dedo por uma chupeta sem graça... rs...

 
** Parece bobagem, por isso eu não fiz e me arrependo. Mas é bom ir mudando a posição do bebê deitado. A Luana sempre ficava deitada com a cabecinha virada para a direita. Eu não mudava e ficou amassadinha. Dizem que depois volta, mas ainda não voltou... Não dá pra notar, mas eu sei que tem uma diferença entre os dois lados.

 
** Usei faixinhas para segurar a orelhinha. Não sei se é bobagem ou não, mas não quis deixar de usar e minha filha ficar orelhudinha por minha culpa. Pode ser que não interfira, mas...

** Não precisa ter muitas mamadeiras. Eu, desde o início, até hoje, tenho 3 grandes para leite, 1 grande (não é comprida, é larga e baixinha) para água, uma pequena para suco (mas hoje em dia poderia ser da média). Quando é bebezinho, essa pequenininha é boa! Cabe bem pouquinha água ou suco. Hoje já é uma medida muito pequenininha para ela, tem que ficar repondo.

 
** Bolsa térmica bem pequenininha para o caso de o bebê ter cólicas. A Luana não teve cólicas, mas dizem que ajuda muito colocá-la em água morna e depois deixar na barriguinha do bebê.

 
** Depois que o bebê começar a comer papinhas, é bom ter um mini processador. É uma mão na roda e processa de forma diferente do liquidificador.

 
** Não coloco nada no leite do bebê até hoje. Só água e leite. Nada de açúcar ou achocolatado...

 
** Quando dou papinhas da Nestlé, nem sempre esquento. Acostumei a Luana a comê-las de qualquer jeito, para não ter problema quando estiver na rua, onde não tem como esquentar. Também não esquento o leite. Só quando o dia está muito frio, aí eu esquento um pouquinho (bem pouquinho) no micro-ondas, só para quebrar o gelo e para dar uma aquecidinha nela.

 
** Quando a Luana era bebezinha e não tinha dentes, de vez em quando eu usava uma daquelas dedeiras para "coçar" sua gengivinha e acostumá-la a escovar os dentes. Hoje, já com dentinhos, eu escovo sempre depois do almoço, antes da sonequinha da tarde e à noite, depois da última mamada. Agora faço com uma escova pequenininha e um pinguinho de pasta própria para bebês. A madrinha da Luana é dentista e ensinou que tem que ser uma gota do tamanho de metade de um grão de arroz. Ela também ensinou que temos que escovar também as gengivas sem dentes, puxando de trás para a frente, para trazermos algum alimento que possa ter ficado ali. Eu sei que a Luana adora!!

 
** Coloquei brinco na Luana com pouquíssimos dias de vida, acho que ela tinha um mês, se não me engano. A enfermeira foi em casa e furou com o próprio brinquinho, que tem que ter a ponta afiadinha.

 
** Eu inchei muito após o parto e o melhor remédio foi drenagem!!! Não é frescura!! Ajuda mesmo!!

 
** Para a alimentação dela, até ganhei pratinhos e comprei colherinhas, mas, sinceramente, dá para usar o que temos em casa... Pratos mais fundos e colheres pequenas resolvem... Quando ela começar a comer sozinha, aí vai ser importante ter um prato que não seja de vidro, para evitar acidentes.

 
** NUNCA USE ANDADORES!!! É um perigo! E pode atrapalhar o desenvolvimento do bebê. Tenho uma postagem falando só sobre ele e seus problemas. Clique aqui para conferir.

 
** NUNCA COLOQUE O BEBÊ PARA DORMIR NA SUA CAMA!! É muito perigoso a mãe ou o pai pegarem no sono, virarem em cima do bebê e sufocá-lo. Conheço um caso de uma mãe que matou o seu filho assim. Eu sei que é apenas um caso, mas melhor não arriscar, né?
 
** SEMPRE é melhor prevenir os acidentes! Depois que eles acontecerem, não vai adiantar chorar...
 
É isso aí, futuras mamães!! Essas dicas são baseadas nas minhas experiências, não quer dizer que sejam as mais certas ou que outras não funcionem. Foi o que eu usei, o que eu fiz e acho que, na medida do desejável, deu certo!
 
Não se preocupem muito com falta de experiência! Sempre gosto de repetir uma frase: "Quando nasce um bebê, nasce uma mãe!!" É a mais pura verdade desta vida!!!
 
E aproveitem!!!!!!!!!!!!!! É uma delícia ser mãe!!!!


Um comentário:

  1. Liaaa!!! sabe aqueles algodões redondinhos pra tirar a maquiagem? eu usava isso com água morna pra limpar o'popô' da manu qdo elaera bem pequetitinha hihihi agora já vi nas farmácias uns quadradinhos de algodão, próprio pra isso, mas são mais caros que os de maquiagem!! bjsss

    ResponderExcluir

Oi! Não esqueça de assinar o seu nome, para eu saber quem fez os comentários!! Beijinhos, Lia.